domingo, 25 de novembro de 2012

LUZ E COR

 
LUZ E COR
 
 

 
A luz branca vinda do sol, é composta por muitas cores.
Se observarmos num dia de chuva e que esteja sol reparamos que se forma m arco-íris.
É a decomposição da luz branca nas cores que o constitui:vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
 
Sem Luz não há cor !
 



Já alguma vez reparaste que, quando a luz muda conforme a hora do dia (de manhã, à tarde e à noite), a cor muda também, podendo alterar a percepção da forma ? Pois é, a cor existe por causa da luz.


Observe nas fotografias abaixo, a insidência da luz na paisagem e sua mudança nos diferentes horários do dia.




 

O grande artista plástico impressionista Monet também estudou em suas pinturas a interferencia das cores nos diferentes horários do dia. As pinturas abaixo entitulam-se: Ponte Japonesa.




 





 



A cor é a sensação que a luz refletida pelos corpos, produz nos nossos olhos. Quando olhamos e vemos um objeto vermelho, quer dizer que a superfície desse objeto tem uma certa composição molecular, que o torna capaz de absorver todas as cores, em exceção da cor vermelha, que é refletida.


Veja neste vídeo como acontece a mistura das cores através da iluminação direta das lâmpadas Verde, Azul e Vermelha (cores primárias da luz)


 
Como é evidente, não se pode pintar com as luzes, daí que o homem sentiu necessidade de fazer substâncias que lhe permitissem dar cor aos objectos.
 
Utilizam-se então materiais de origem variada para a obtenção dos pigmentos para a fabricação de tintas como: plantas, minerais, produtos químicos, etc.
A cor também é, portanto, os pigmentos, ou seja, as tintas que utilizamos como: lápis de cor, lápis de cera, canetas, marcadores, guaches...

CORES PRIMÁRIAS
Azul, Amarelo e Magenta


 
         As cores primárias são as cores que não se podem obter a partir da mistura de outras. A partir da misturas destas, através de várias combinações podemos obter todas as outras cores. Observe a imagem abaixo. Onde os guarda-chuvas vermelhos e amarelos se encontram, parte deles fica laranjada, o mesmo ocorre com o verde, vindo da mistura das cores azul com amarelo, e com o roxo, vindo da mistura do azul com o vermelho.
 
 
Observe o vídeo abaixo, e perceba que o peixe azul ao se alimentar da minhoca amarela, fica verde.
 
 
Como podemos observar no círculo cromático abaixo, a partir das cores primárias, todas as outras se formam...
 
 

CORES NEUTRAS
 
O branco e o preto não são cores mas nós vemo-las como tal. São opostas.
O branco é luz e é a soma de todas as cores; no entanto parece não ter cor nenhuma.
O preto é a ausência de luz e aparentemente não é feita de nenhuma cor; 
A mistura de Branco e preto em quantidades variáveis produz uma gama de cinzentos.
Uma gama de cinzentos, o branco e o preto constituem cores designadas por Neutras.
Quando vemos uma imagem em “Preto e Branco” estamos diante de uma composição neutra.

 
CORES COMPLEMENTARES OU CONTRASTANTES
 
A cor complementar de uma primária é formada pela mistura de outras duas primárias. No círculo cromático elas ficam numa posição.
 


 
Observe nas fotografias abaixo, esta combinação:
 

 
Nas pinturas expressionistas os artistas tinham o propósito de provocar sentimentos e sensações. Portanto, ao utilizar estas cores vibrantes e contrastantes, conseguiam provocar confusão e desconforto. Observe nas imagens abaixo:
 

 
 
 
Observe agora a união das cores MENOS CONTRASTANTES:
 



 
Observem que nas figuras acima, vemos em sua maioria, uma cor com vários tons: uma variação de claros e escuros. Neste caso, dizemos que a composição é MONOCROMÁTICA: Uma única cor.
 
Os artistas expressionistas, fazendo uso de cores harmonicas e menos contrastantes, conseguiam provocavar a sensação e sentimento de tristeza por exemplo (cores azuis).
 

   
Também podemos encontrar composições com cores QUENTES (são as cores que passam a sensação de calor: Vermelho, Amarelo, Laranja e Marrom) e cores FRIAS (são as cores que passam a sensação de frio: Azul, Roxo e Verde) . Observe nas imagens acima, a predominância das cores frias (azul) e por isso a sensação de frieza e melancolia.
 
Cores quentes
 
Cores quentes - obra expressionista
 
Cores Frias
 
Cores Frias


Observe no vídeo abaixo uma animação com as cores quentes e frias:
 


 
AS CORES NA PROPAGANDA
 
Observe nas fotografias abaixo, as cores vibrantes e quentes nas embalagens dos salgadinhos "Cheetos", da "Coca-cola" e da cervaja "Skol" . O propósito é chamar a atenção, pois são cores que se destacam, e no caso do refrigerante e da cerveja pode causar sede (calor). 
 


 
Já nas embalagens abaixo, o artista utiliza as cores Frias, para dar a sensação de refrescância, leveza, maciês e suavidade (no caso do amaciante).


 
CORES DA NATUREZA
 
Uma das primeiras coisas que nos chamam a atenção num animal e que nos auxiliam a identificá-lo como membro de uma determinada espécie é sua cor.
Dificilmente, porém, nos perguntamos o papel que a coloração desempenha na vida dos animais. Se nos detivermos a observar essas cores, poderemos fazer descobertas interessantes. Além de constituírem características marcantes, as cores dos animais têm diversas funções: reconhecimento, proteção, repulsão etc. De fato, muitas vezes as cores são uns dos fatores da sobrevivência das espécies. (veja o documentário inteiro em: http://www.saudeanimal.com.br/artig126.htm)
 
Na natureza, as cores quentes (em sua maioria) e vibrantes, informam o perigo. Observe nas imagens dos animais venenosos a seguir, a presença destas cores:
 


 
Em contraponto, temos as cores harmoniosas dos tigres, onças, e outros animais como estes, que usam suas cores para se camuflar em seu habitat natural. Observe nas imagens que seguem:
 



 
 
FINALIZANDO
 
 As cores estão em toda a parte e podem ser naturais ou criadas e impostas pelo ser humano nos objetos e ambientes.

Provocam sensações e desejos, e sua escolha pode determinar preferências e personalidades.

Conhecer as cores e compreender sua linguagem é extremamente importante, pois as composições que criamos passam a ter sentido e causam sensações, assim como nas que acabamos de ler. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário