ARTE E ABSTRAÇÃO
A arte moderna introduziu a possibilidade da simultaneidade de variadas expressões artísticas. Não existia mais uma verdade para arte, uma resposta plástica única, com que todos concordavam. A pintura debruçava-se sobre si mesma, buscando sua essência e gerando várias respostas. Em comum, desejava-se derrubar coisas e valores instituídos. Para alguns, a pura pintura era somente cor sobre suporte. A arte chegava à abstração.
Abstrato vem do latim abstraho (se separar de). Uma pintura abstrata liberta-se da representação da realidade visível (paisagens, cenas, flores, personagens, pessoas), compondo-se de formas geométricas ou manchas.
O primeiro quadro abstrato (figura abaixo) foi pintado por Wassily Kandinsky em 1910.
ARTE ABSTRATA GEOMÉTRICA
Composições seguindo uma ordem formal refletindo exatidão, se utilizando dos raciocínios matemático e geométrico.
Wassily Kandisnky (1866 - 1944)
Foto retirada do site: http://7dasartes.blogspot.com.br/2011/06/vida-e-obra-de-wassily-kandinsky.html
Iniciou suas inovações no expressionismo abstrato e aos poucos foi racionalizando suas manchas em figuras geométricas.
Foto retirada do site: http://buddingartistscanada.blogspot.com.br/2012/02/spotlight-on-piet-mondrian.html
buscou reduzir e simplificar a arte (obra ao lado). Eliminou as cores, exceto as três cores puras (vermelho, azul e amarelo) e as chamadas não cores (branco, cinza e preto). Eliminou curvas e diagonais, reduziu o mundo à racionalidade das retas e formas retangulares e quadrangulares. Para o holandês Mondrian, o artista deveria guiar a humanidade, unir os homens em volta de um mundo melhor, um mundo que, como seus quadros, deveria estar em equilíbrio perfeito. O quadrado era considerado a forma perfeita.
Mondrian
Mondrian
Observe como a arte de Piet Mondrian influenciou a moda do seu tempo:
ARTE ABSTRATA GESTUAL
Jackson Pollock (1912 – 1956)
O artista desenvolveu, no final da década de 40, o estilo que o tornou célebre. Pollock colocava as telas no chão e, através de imagens do inconsciente, jogava a tinta com a ajuda de cordas, escova dental e pedaços de pau sobre a tela, abandonando o pincel. Mais experimental ainda era a criação de tinta misturada com areia e vidro triturado.
RITMO E COMPOSIÇÃO
Alguns artistas começaram a trabalhar em suas obras com cores e formas como se fossem sons, fazendo composições rítmicas. Na musica o ritmo é dado por meio de uma marcação de tempos, em que um som se repete, com intensidades diferentes, em intervalos regulares. Os pintores e escultores procuraram utilizar esse princípio em suas obras, empregando a repetição e a variação de formas e cores para criar trabalhos abstratos.
Esta é uma das ultimas pinturas feitas pelo artista holandês Piet Mondrian (1872-1944). Na década de 1940 ele residia nos EUA e era apaixonado por um gênero de musica, denominado jazz. Nesta obra ele procurou representar a dinâmica deste ritmo, em que as seqüências musicais de cada instrumento se alternam como em um dialogo. Mondrian também se inspirou na cidade de Nova York, com seus arranha-céus e inúmeras luzes noturnas.
ARTE CONCRETA NO BRASIL
Em 1950, o museu de Arte de São
Paulo (MASP) promoveu uma exposição do
arquiteto e artista suíço Max Bill (1908-1994).
Max Bill
Obra de Max Bill
Sua exposição divulgou no
Brasil as idéias da arte concreta, estruturada nas relações matemáticas e
geométricas. Este e outros acontecimentos influenciaram a formação do grupo
Ruptura, em São Paulo, e do grupo Frente, no Rio de Janeiro. Ambos eram um elo
de união e rejeição à pintura modernista brasileira de caráter figurativa e
nacionalista.
Grupo Ruptura
Se opunha a toda arte
que havia sido feita no Brasil até então - tanto figurativa, quanto abstrata.
As discussões a partir do seu surgimento passaram a ter três vertentes: a arte
figurativa, a arte abstrata (que distorce os elementos, mas ainda se baseia na
realidade), e a arte concreta (que não quer representar a realidade, e sim quer
ser e agir na realidade contemporânea).
Obra de Waldemar Cordeiro - Grupo Ruptura
Geraldo de Barros - Grupo Ruptura
Grupo Frente
Criado em 1954, o grupo era formado pelo artista carioca Ivan Serpa (1923-1973), Lygia
Clark (1920-1988), Helio Oiticica (1937-1980) e Lygia Pape. O
grupo aceitava pintores de
todos os gêneros, inclusive figurtivistas e, segundo Ivan Serpa, a única
condição para participar do grupo era romper com as fórmulas da velha academia,
dispondo-se a questionar a arte e caminhar pelos próprios pés.
Lígia Clark - Grupo Frente
Para mais informações sobre o grupo Frente, visite o site : http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo3/frente/clark/index.html
Ivan Serpa - Líder do Grupo Frente
Obra de Ivan Serpa
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